Seguidores

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Estado e governo: porque separar.

 Acesse o site e deixe um comentário sobre o referido texto


http://www.matutando.com/estado-e-governo-porque-separar/

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. No Brasil, Estado e Governo se misturam por causa da república presidencialista e quase ninguém percebe a diferença entre ambos e, o pior: há uma tendência de confundir os dois.O Governo é transitório, ele representa interesses de partidos políticos, enfim: grupos de pessoas que querem levar alguma vantagem no poder. Geralmente os objetivos verdadeiros dos governantes quase nunca coincidem com os da nação.O governo não tem nada a ver com a pátria. O governo é uma corporação política formada por pessoas que veem nos cargos políticos a oportunidade de obter vantagem. O partido político que está no poder forma o governo conforme seus interesses. Para isso, ele se alia a outros partidos, faz concessões e busca a melhor forma de realizar seus interesses particulares.Há duas formas básicas de república: a parlamentarista e a presidencialista. A característica fundamental do sistema presidencialista é concentrar na mesma pessoa a chefia de Estado e a chefia de governo. Logo, no Brasil não há separação entre Estado e Governo pelo fato do Brasil ser uma república presidencialista.No sistema parlamentarista, a divisão da chefia de Estado e de governo pode ocorrer de duas formas principais: sob a forma republicana ou sob a forma monárquica.Sob a forma republicana o chefe de Estado é eleito periodicamente de modo semelhante ao chefe de governo. Há variantes desse modelo: alguns são eleitos diretamente pelo povo e outros indiretamente. Mas a essência de ambos é a mesma: o chefe de Estado é provisório e exerce o cargo por tempo determinadoEnfim: o desejo natural de querer levar vantagem motiva o rei /imperador a agir em conformidade com os interesses do Estado porque quando o Estado ganha, é ele mesmo que ganha, e quando o Estado perde, é ele mesmo que perde. Isso estimula a responsabilidade administrativa.

    Alunas:Cárita,Débora e Joici Ferreira Nº02,05,14 2ºANO A

    ResponderExcluir
  3. O texto diz que no brasil , estado e governo se misturam por causa da república presidencialista e quase ninguém percebe entre ambo e , pior : há uma tendência de confundir o dois.
    O governo é transitório , ele representa interesses de partidos políticos , enfim : grupos de pessoas que querem levar alguma vantagem no poder .o estado é perene. Ele representa o próprio povo , a nacionalidade , a coletividade , os valores fundamentais da sociedade. Isso é fácil percebido , principalmente durante a copa do mundo . o governo é uma corporação politica formada por pessoas que veem nos cargos políticos a oportunidade de obter vantagem.
    Há duas formas básicas de república : a parlamentarista e a presidencialista. No sistema parlamentarista a chefia de estado e a chefia de governo são exercidas por pessoas diferentes. No sistema parlamentarista, a divisão da chefia de estado e de governo pode ocorrer de duas formas principais : sob a forma republicana ou sob a forma monárquica.
    A característica fundamental do sistema presidencialista é concentrar na mesma pessoa a chefia de estado e a chefia de governo. Logo ,no brasil não há separação entre estado e governo pelo fato do Brasil ser uma república presidencialista.

    JOICE FERREIRA 2anoªA

    ResponderExcluir
  4. No Brasil, Estado e Governo se misturam por causa da república presidencialista e quase ninguém percebe a diferença entre ambos e, o pior: há uma tendência de confundir os dois.Geralmente os objetivos verdadeiros dos governantes quase nunca coincidem com os da nação.O governo não tem nada a ver com a pátria. O governo é uma corporação política formada por pessoas que veem nos cargos políticos a oportunidade de obter vantagem. O partido político que está no poder forma o governo conforme seus interesses. Para isso, ele se alia a outros partidos, faz concessões e busca a melhor forma de realizar seus interesses particulares.Há duas formas básicas de república: a parlamentarista e a presidencialista. . Mas a essência de ambos é a mesma: o chefe de Estado é provisório e exerce o cargo por tempo determinadoEnfim: o desejo natural de querer levar vantagem motiva o rei /imperador a agir em conformidade com os interesses do Estado porque quando o Estado ganha, é ele mesmo que ganha, e quando o Estado perde, é ele mesmo que perde. Isso estimula a responsabilidade administrativa.
    Débora Perreira 2ºano A

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. O texto diz que no Brasil, Estado e Governo se misturam por causa da república presidencialista e quase ninguém percebe a diferença entre ambos e, o pior: há uma tendência de confundir os dois.

    O Governo é transitório, ele representa interesses de partidos políticos, enfim: grupos de pessoas que querem levar alguma vantagem no poder. O Estado é perene. Ele representa o próprio povo, a nacionalidade, a coletividade. Isso é fácil de ser percebido, principalmente durante a Copa do Mundo., os valores fundamentais da sociedade.
    O governo é uma corporação política formada por pessoas que vê em nos cargos políticos a oportunidade de obter vantagem.
    Há duas formas básicas de república: a parlamentarista e a presidencialista. No sistema parlamentarista a chefia de Estado e a chefia de governo são exercidas por pessoas diferentes. No sistema parlamentarista, a divisão da chefia de Estado e de governo pode ocorrer de duas formas principais: sob a forma republicana ou sob a forma monárquica.
    A característica fundamental do sistema presidencialista é concentrar na mesma pessoa a chefia de Estado e a chefia de governo. Logo, no Brasil não há separação entre Estado e Governo pelo fato do Brasil ser uma república presidencialista.
    Débora pereira 2ano A

    ResponderExcluir
  7. No texto diz que no Brasil as pessoas não conseguem separar o que é estado e governo por causa de sua republica presidentalista. O Governo é transitório, muitas vezes o que os governos querem não são o que a população quer. O estado é perene,ele representa muitas coisas, como por exemplo o próprio povo, é muito diferente do governo.
    O governo é uma corporação política composta por pessoa que querem ganhar muito dinheiro sem fazer nada só sabem roubar da população.
    Existem duas formas de república: a parlamentarista e a presidencialista. A característica fundamental do sistema presidencialista é concentrar na mesma pessoa a chefia de Estado e a chefia de governo. No Brasil não há separação do Estado e Governo pois o Brasil é uma república presidencialista. Já no sistema parlamentarista, a divisão da chefia de Estado e de Governo pode ocorrer de duas formas principais: sob a forma republicana ou sob a forma monárquica. Sob a forma republicana o chefe de Estado é eleito periodicamente de modo semelhante ao chefe de governo. Alguns são eleitos pela povo diretamente e outros são eleitos indiretamente.Mas a essência de ambos é a mesma: o chefe de Estado é provisório e exerce o cargo por tempo determinado.O chefe de Estado, como o chefe de Governo, também tem seus interesses pessoais em relação aos interesses do Estado. Isso acontece porque eles sabem que um dia seu poder vai acabar e ficam aproveitando ao maximo do dinheiro da população, que seria investido para a infra-estrutura da cidade, na saúde, na educação etc. E consequentemente, ele procura ajuntar o máximo de fortuna e vantagens enquanto ele está no cargo.
    Já nas monarquias, a chefia de Estado é exercida pelo Rei ou Imperador e a chefia de governo é exercida por alguém eleito pelo povo direta ou indiretamente. Tal característica torna a separação entre Estado e governo mais completa e radical do que na forma republicana. O Rei/Imperador geralmente é hereditário. Por isso, sua visão sobre o Estado é diferenciada: ele não está limitado à próxima eleição, nem a interesses partidários.

    ResponderExcluir